O que são Predadores ?

 

 

 

- Os predadores são os animais que atacam, matam e se alimentam de presas, em geral indivíduos de outras espécies. Os lobos, os pumas, os falcões e as doninhas são todos predadores. Porque estes animais são comedores da carne, são chamados também carnivoros (a "carne" significa "carne" no latin). Alguns predadores, tais como chacais e ursos, são também limpadores, significando isto que eles comerão as carcaças dos animais que não foram caçados por si.


 

 

Leão (Panthera leo)

 

 

 

Alguns predadores são maiores do que um ser humano e outros são meramente do tamanho de um gato doméstico. Mas todos estes animais selvagens nativos têm necessidades especiais a fim sobreviver. A maioria necessita de grandes áreas de terra para encontrar todas as suas exigências de alimentação e  habitat. Por esta razão, os predadores são considerados como a espécie "guarda-chuva". Protegendo grandes áreas selvagens para que os predadores vivam e vagueiem estamos, de facto, a preservar um lugar para que muitas espécies de animais e plantas possam viver no futuro.

 

 

 

Tigre (Panthera tigris)

 

 

 

 

Os predadores nem sempre têm sucesso nas suas caçadas, pelo que tentam caçar o alvo mais fácil. Na maior parte das vezes, os predadores optam por escolher os animais velhos, doentes e mais fracos para a sua "refeição", deixando os mais fortes e robustos para se reproduzirem. Os predadores desempenham, assim, um importante papel no equilíbrio do ecossistema, sendo, por muitas vezes, referidos como a espécie "pedra-chave".

 

 

 

Tubarão Branco (Carcharodon carcharias)

 


 


 

Voltar